TEAvalie Fono

R$720,00

Fora de estoque

  • Carga-horária: 30h.
  • Público alvo: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.
  • Início: 22/04/2021 às 19h.
  • Término: 28/06/2021.
  • Fim do acesso ao curso: 28/07/2021.

Preço:

  • À vista sem juros (no boleto, cartão ou transferência bancária): R$ 720,00.
  • Parcelamento em até 4x de R$ 200,00 (no boleto ou cartão de crédito): R$ 800,00.

OBJETIVO DO CURSO:

Abordar com os fonoaudiólogos os princípios e formas de avaliação da comunicação verbal, não-verbal e alternativa, linguagem receptiva, linguagem expressiva e fala em crianças com TEA (transtorno do espectro do autismo) ou com suspeita de TEA, de forma que o profissional consiga traçar um perfil comunicativo da criança com intuito de não somente chegar a um diagnóstico fonoaudiológico, mas que o raciocínio clínico seja coerente no processo avaliativo alavancando e organizando o processo de intervenção.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PROFª DRª SIMONE AP. LOPES-HERRERA (CRFa 2 – 7764)

Parte 1 – Avaliação do comportamento geral e comunicativo:
– Introdução e conceitos gerais
– Avaliação do desenvolvimento global e comunicativo.
– Avaliação do desenvolvimento global com uso de Escalas de desenvolvimento (como o Inventário Portage Operacionalizado – IPO).

Parte 2 – Comportamentos comunicativos não-verbais e verbais.
– Marcos do desenvolvimento da Linguagem e Preditores do Desenvolvimento da Comunicação.
– A importância da atenção compartilhada e da intenção comunicativa.

Parte 3 – Rastreio e Identificação de risco.
– Instrumentos de rastreio e triagem para identificação de risco para autismo (como o MCHAT, ABC, CARS e o PROTEA).

Parte 4 – Avaliação da Linguagem Receptiva e Expressiva e das Habilidades Comunicativas.
– Avaliação da Linguagem Receptiva/Compreensiva e Expressiva – com Teste como o ADL -Avaliação e Desenvolvimento da Linguagem.
– Avaliação das Habilidades Comunicativas: avaliação pragmática, protocolo de observação Comportamental e Protocolo e Checklist das Habilidades Comunicativas Verbais.

PROFª MS ALINE MARTINS (CRFª 2 – 18520).
Avaliação formal Interdisciplinar – por que aplicar, como utilizar, aplicar e analisar os dados do Perfil Psicoeducacional da criança com TEA.
Estilo cognitivo e de aprendizagem da pessoa com TEA.
Avaliação Informal interdisciplinar – rotina e observação e outro ambiente (escola ou em casa):
– Avaliação da estrutura física.
– Avaliação rotina visual e sistemas de trabalho.

PROFª DRª CANDICE MORESCHI (CRFª 2 – 11272).
– Comunicação Alternativa (CA)– Fundamentos.
– Taxonomia – Sistemas de CA.
– Candidatos ao Uso da CA – Por onde começar.
– Avaliação – Critérios Iniciais
– Pré-requisitos para a Comunicação (atenção, espera e interesses)
– Avaliação sobre o Perfil Sensorial para CA
– Avaliação – Linguagem Receptiva e Expressiva: a importância da avaliação para implementação da CA

CARGA HORÁRIA

30 HORAS, sendo estas distribuídas em aulas gravadas, webinars síncronos para concluir os módulos e sanar as dúvidas finais, atividades, fóruns de discussão e caso clínica, além de textos, materiais e artigos disponibilizados pelas docentes.

CRONOGRAMA DO CURSO:

INICIO DO CURSO – 22 de abril de 2021
FINAL DO CURSO – 28 de junho de 2021
PRAZO PARA TIRAR DUVIDAS, ENTREGAR ATIVIDADES: 28 de junho de 2021
ACESSO AO CURSO até: 28 de julho de 2021

CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DOS CERTIFICADOS

Acesso às aulas (ao menos em 75%), participação nas atividades propostas, acesso e participação no fórum de discussão.

Esse curso é uma continuidade do curso TEAessencial, estamos lançando a 3ª turma do curso.