fbpx

TEAvalie-Educ+ – Conceitos de Avaliaçāo em TEA para pais, educadores e outros profissionais da saúde

R$720.00

  • Carga-horária: 30h.
  • Público alvo: Pais, professores de ensino regular e especial, pedagogos, psicopedagogos, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos com atuação em Fonoaudiologia Escolar, coordenadores pedagógicos, Diretores de escolas, Gestores Públicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, etc.
  • Início: 23/06/2020 às 19h.
  • Término: 11/08/2020.

Preço:

  • À vista sem juros (no boleto, cartão ou transferência bancária): R$ 720,00.
  • Parcelamento em até 4x de R$ 200,00 (no boleto ou cartão de crédito): R$ 800,00.
Categoria:

OBJETIVO DO CURSO

Abordar com os pais, educadores e outros profissionais da Saúde e Educação que atuem ou tenham interesse em atuar com autismo de forma fácil, didática e direcionada os princípios e formas de como pode ser realizada a avaliação abrangente e completa, seja clínica, escolar ou psicoeducacional de pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo) ou com suspeita de TEA, de forma a instrumentalizar a todos num processo de raciocínio e de atuação voltado a pessoa com autismo de maneira abrangente, promovendo seu desenvolvimento e suas habilidades para que aprenda, se comunique e tenha uma boa qualidade de vida.
Serão abordados aspectos da comunicação verbal, não-verbal e alternativa, em crianças com TEA (transtorno do espectro do autismo) ou com suspeita de TEA, além de aspectos de perfil psicoeducacional e envolvendo observações que devem ser realizadas e avaliados com critérios específicos na elaboração de um planejamento de ensino que respeite o individuo com autismo em seu nível de desenvolvimento.

 

PUBLICO-ALVO

Pais, professores de ensino regular e especial, pedagogos, psicopedagogos, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos com atuação em Fonoaudiologia Escolar, coordenadores pedagógicos, Diretores de escolas, Gestores Públicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, etc.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As aulas foram divididas em dois blocos:

BLOCO 1 – Suporte clínico e psicoeducacional

PROFª DRª SIMONE AP. LOPES-HERRERA (CRFa 2 – 7764) – FONOAUDIÓLOGA, DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Parte 1 – Avaliação do comportamento geral e comunicativo:
– Introdução e conceitos gerais
– Avaliação do desenvolvimento global e comunicativo.
– Avaliação do desenvolvimento global com uso de Escalas de desenvolvimento (como o Inventário Portage Operacionalizado – IPO).

Parte 2 – Comportamentos comunicativos não-verbais e verbais.
– Marcos do desenvolvimento da Linguagem e Preditores do Desenvolvimento da Comunicação.
– A importância da atenção compartilhada e da intenção comunicativa.

Parte 3 – Rastreio e Identificação de risco.
– Instrumentos de rastreio e triagem para identificação de risco para autismo (como o MCHAT, ABC, CARS e o PROTEA).

Parte 4 – Observação da Linguagem Receptiva e Expressiva e das Habilidades Comunicativas.
– Lgem receptiva e expressiva/comunicativa: qual a importância delas para o desenvolvimento e qual o profissional que pode ajudar?
– Habilidades Comunicativas Verbais: o que são e como observá-las?
– Inclusão escolar: aspectos acadêmicos e comportamentais.

PROFª MS ALINE MARTINS (CRFª 2 – 18520 – FONOAUDIÓLOGA)

Aula 1: Avaliação Interdisciplinar: PEP-R (Perfil Psicoeducacional revisado)
Aula 2 – Avaliação Interdisciplinar: aplicar e analisar os dados
Aula 3 – Avaliação Interdisciplinar: estilo de aprendizagem
Aula 4 – Avaliação interdisciplinar: avaliação informal
Aula 5 – Dicas visuais para ensino de novas habilidades e manejo de comportamento no ambiente escolar – avaliação informal: estrutura física
Aula 6 – Dicas visuais para ensino de novas habilidades e manejo de comportamento no ambiente escolar – avaliação informal: Rotina Visual
Aula 7 – Dicas visuais para ensino de novas habilidades e manejo de comportamento no ambiente escolar: Organização da tarefa

PROFª DRª CANDICE MORESCHI (CRFª 2 – 11272 – FONOAUDIÓLOGA, PEDAGOGA E DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
– Comunicação Alternativa – Fundamentos – Parte 1, 2 e 3
– Como saber se a Comunicação Alternativa é indicada para meu aluno – Aplicação de Checklist.
– Avaliação dos Pré-requisitos para a Comunicação (atenção, espera e interesses) – Partes 1 e 2.
– Avaliação do Ambiente de Aprendizagem (identificando oportunidades comunicativas – Aplicação de Checklist).

BLOCO 2 – Suporte psicopedagógico e fonoaudiológico educacional

MODULO – PROFª FLAVIA LEONELLI (PSICOPEDAGOGA) e PROFª MS ALIASKA AGUIAR (FONOAUDIÓLOGA, CRFª 2 – 9151).

Parte 1 – Profª Flávia
– O que é Projeto Político Pedagógico é a importância do projeto como base
– Legislação Brasileira Inclusiva para alunos de Inclusão
– Processos de Inclusão

Parte 2 – Profª Aliaska
– O que é PEI (Plano Educacional Individualizado)? Dialogo intersetorial de Saúde e Educação.
– Pra que serve o PEI? Como funciona o PEI?
– Modelos de PEI.

Parte 3 – Profa Flávia
– Inventário do Aluno: Habilidades básicas + Habilidades acadêmicas
– Construção de PEI para crianças não-verbais com TEA.

Parte 4 – Profª Aliaska
– Competência do ENEM, Princípios Educacionais x Metodologias Ativas de Aprendizagem.
– Construção de exemplos de modelos de PEI adaptativos para alunos com TEA verbais e suas comorbidades.

CARGA HORÁRIA

30 HORAS, sendo estas distribuídas em aulas síncronas (ao vivo), videoaulas (webinars) gravados, atividades, fóruns de discussão, além de textos, materiais e artigos disponibilizados pelas docentes.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

As aulas ao vivo serão de terças e quintas, das 20 às 22 hs (1 hora e 30 minutos para aula e 30 minutos para duvidas e interação com o docente), sendo que as aulas ficam gravadas e disponíveis na plataforma do curso para quem não possa assistir no horário e também se quiser rever as aulas durante todo o período de disponibilização do curso. Durante todo o tempo de duração do curso, a plataforma fica disponível com todos os conteúdos do curso e as aulas gravadas para o aluno.

PERÍODO DE DISPONIBILIZAÇÃO DO CURSO

INICIO DO CURSO – 23 de junho de 2020
FINAL DO CURSO – 11 de agosto de 2020
PRAZO PARA TIRAR DUVIDAS, ENTREGAR ATIVIDADES: 10 de setembro de 2020
ACESSO AO CURSO até: 03 de outubro de 2020.
49 dias de duração do curso / 3 meses e 10 dias de acesso ao curso (TOTAL de 100 dias de acesso ao curso).

 

CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DOS CERTIFICADOS

Acesso às aulas (ao menos em 75%), participação nas atividades propostas, acesso e participação no fórum de discussão.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Rolar para cima