FALA TK: Aprimoramento em Transtornos Motores da Fala

Os Transtornos Motores da Fala (TMF) se tornaram um assunto de muito interesse da Fonoaudiologia, principalmente por terem frequência relevante dentro da clínica e demandarem de conhecimentos específicos para um diagnóstico preciso e um processo de intervenção de sucesso. Foi pensando em auxiliar os fonoaudiólogos clínicos que querem se aprofundar e/ou se atualizar sobre o tema, ou até mesmo se capacitar para atender os casos de crianças com TMFs que idealizamos esse curso de aprimoramento inédito - o FALA TK -Aprimoramento em Transtornos Motores da Fala. O curso foi pensado para apresentar um conteúdo bastante aprofundado, tanto que será o curso da TK com maior carga horária até hoje! Tudo isso tendo como o objetivo preparar os fonoaudiólogos para o atendimento de crianças com TMF em todas as suas abrangências, passando pela identificação precoce, avaliação, diagnóstico e intervenção, e o melhor de tudo?! Focando em todos os quadros de TMF em crianças, inclusive nos casos onde há coocorrências e comorbidades! Não tem como ficar de fora né?! Vem conhecer mais sobre o FALA TK! Vem se aprimorar conosco!

>> CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este curso é pra você se você sonha:

  • Quero ter um ganho maior
  • Quero ter acesso a um conhecimento científico que possa usar na prática
  • Quero ser melhor remunerada(o) por um preço justo dos meus atendimentos
  • Quero ser uma profissional cada vez melhor e mais atualizada
  • Quero me sustentar com a minha profissão
  • Em ter sucesso
  • Em ser reconhecida(o)
  • Em cobrar um preço justo para atender no particular

O curso será oferecido para fonoaudiólogos devidamente inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia, por isso serão solicitadas cópias digitais legíveis e de boa visualização (escaneadas ou fotos) do diploma de graduação ou certificado de conclusão do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, além de cópia e número do CRFa.

Os alunos de graduação regularmente matriculados em cursos superiores de Fonoaudiologia cursando o sétimo ou oitavo semestre (período), ou seja, no ultimo ano de graduação, também poderão participar do curso mediante apresentação de atestado de matricula contendo previsão de conclusão do curso.

  • 18x de R$ 540,60 via boleto;
  • 12x de R$ 810,90 via boleto ou cartão;
  • 6x de R$ 1.540,71 (5% de desconto) via boleto ou cartão;
  • 3x de R$ 2.919,24 via boleto ou cartão;
  • À vista de R$ 8.109,00 (15% de desconto) via boleto ou transferência bancária ou cartão de crédito.

Fora de estoque

Corpo Docente

Drª Camilla Guarnieri

Coordenadora

Fonoaudióloga (CRFa 2 – 18977), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da USP – Campus Bauru. Realizou parte de sua pesquisa de Doutorado no exterior na University of South Florida (USF), nos Estados Unidos.

Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera

Vice-Coordenadora

Fonoaudióloga (CRFa 2–7764), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFª). Aprimoramento em Pedagogia Universitária pela USP. Mestre e Doutora em Educação e Ciências Humanas (Educação Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutora em Ensino e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Livre-Docente em Linguagem Infantil e Fluência pela USP – Campus Bauru. Professora Associada da USP – Campus Bauru.

Me. Thaís Rosa

Tutora e Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2-19167) graduada em Fonoaudiologia pela UNESP-Marília, Especialista em saúde materna-infantil pela FAMEMA, Mestre e Doutoranda em Ciências pelo programa de pós-graduação em Fonoaudiologia pela USP-Bauru. Atua em clínica particular em Marília/SP nas áreas de Fala, Linguagem e Disfagia.

Drª Ana Carla Estellita Vogeley

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 47970) graduada em Fonoaudiologia, Especialização em Patologias da Linguagem, Mestrado em Ciências da Linguagem e Doutorado em Linguística. Estágio pós-doutoral em Linguística na Vrije Universiteit, em Amsterdam, em 2014. Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, desde 2009. Realizou tutoria da área de Fonoaudiologia, na ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, da Residência Multiprofissional em Saúde do HULW. É educadora parental em disciplina positiva, com certificação pela Positive Discipline Association. Tem experiência nas áreas de Linguística, Fonologia Clínica, Transtornos de Fala e Linguagem e Comorbidades de alterações de fala e linguagem e transtornos mentais da infância.

Fga. Esp. Ana Carolina Bucci

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2-13045) clínica e professora
Especialista em Motricidade orofacial. Terapeuta Prompt desde 2016, nível 2. Método dos Dedinhos e Multigestos. Método DTTC. Laserterapeuta. Atuação em M. O., Neurológicos adulto e Infantil Disfagia, CSA e Transtornos Motores Orais e de Fala.

Me. Andressa Guimarães do Prado Almeida

Professora

Otorrinolaringologista (CRM-SP 120.491) e mestre pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foniatra pela Derdic/PUC-SP com título de especialista pela AMB/ ABORL. Coordenadora do ambulatório de foniatria da Santa Casa de São Paulo

Fga. Esp. Cinthia Coimbra de Azevedo

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2-13045). Especialista em síndrome de Down pelo INESP. Formação em síndrome de Down pelo CEPEC/SP. Experiência em Apraxia de Fala na Infância. Formação nos métodos SPEECH –EZ e PROMPT (nível I) - Prompt Institute - EUA. Autora do método MultiGestos - treino para Apraxia de Fala na Infância.

Me. Daniela Barbosa

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2 -15230) graduada em Fonoaudiologia pela FOB-USP, doutoranda (FM-USP), mestre (HRAC-USP) em
Ciências da Reabilitação e especialista em Motricidade Orofacial. Pesquisa e atua no
desenvolvimento de recursos terapêuticos digitais.

Drª. Luciana Pagan-Neves

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2 - 10.502). Mestrado e doutorado em Linguística pela USP-SP, professora do curso de pós graduação da USP-SP e do curso de Especialização Avançada em Processamento Auditivo Central do Instituto Criap em Portugal.

Drª. Márcia Keske Soares

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 7 5658-RS), Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Me. Mariana Martins Appezzato

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 2 -19073) graduada pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Especialização em Fala e Linguagem pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2017-2021). Aprimoramento em Apraxia de Fala na Infância (2020). Docente no Centro Universitário FMU no curso de Fonoaudiologia (2019 - atual). Bolsista Capes e pesquisadora do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura (NEAPEL - UNIFESP).

Drª. Mirela Moreno Almeida

Professora

Graduação em Terapia Ocupacional (Crefito 3/6696 TO) pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins (2001); Pós Graduação em Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia; Especialização em Terapia da Mão pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres pela CLASI; Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico e Avançado para o tratamento de bebês, método Therasuit Pediasuit; Membro do grupo de pesquisas Deficiências Físicas e Sensoriais da Universidade Estadual Paulista; Sócia proprietária da Clínica Movimente em Marília e Terapeuta Ocupacional na TOI - Terapia Ocupacional Infantil.

Me. Rejane de Souza Macedo Campos

Professora

Neurologista infantil (CRM - SP 131690) do Hospital Israelita Albert Einstein. Médica do servico de Neurovascular/Doppler transcraniano da UNIFESP. Mestre em neurociências pela UNIFESP

Como vai ser o curso? Como ele está estruturado didaticamente?

O curso FALA TK é um curso de aprimoramento com duração de 18 meses e dividido em 8 módulos. O curso foi delineado de forma a ter atividades síncronas e assíncronas, todas com acompanhamento intenso dos professores de cada módulo e de um tutor capacitado a tirar dúvidas, orientar, complementar as atividades e engajar os alunos na mesma.

Sendo assim o curso consegue dar toda a flexibilidade de horário que é essencial para um EaD, além de trazer um acompanhamento intenso ao aluno em tempo real.

Todos os cursos e treinamentos serão realizados por professores capacitados dentro da área acadêmica e da prática clínica, trazendo esses conhecimentos e reflexões de teoria e prática profissional de forma atualizada e embasada na ciência.

Além disso, os cursos sempre trarão coordenadores preparados, que possuem experiência com práticas andragógicas, metodologias ativas de ensino e educação continuada de profissionais, o que permitirá que esses cursos sejam planejados para melhor aproveitamento do aluno.

A quais materiais o aluno terá acesso? (Videoaulas, apostilas, livros, etc.)

VIDEOAULAS previamente gravadas, Aulas Tira dúvidas e de discussāo multidisciplinar de casos clinicos ao vivo, TEXTOS COMPLEMENTARES (artigos científicos, infográficos etc), E-BOOKS, plantão de dúvidas, atividades na plataforma como fóruns de discussão, análise de videos, quizz, videos complementares, entrevistas com especialistas exclusivas, arquivo PDF com os slides utilizados nas aulas e muito mais!

Existe algum pré-requisito para fazer o curso?

O pré-requisito para o curso é ser fonoaudiólogo graduado ou estudante de Fonoaudiologia.

Quais conteúdos serão abordados dentro de cada módulo?

Como colocado no cronograma preliminar o curso é dividido em 8 módulos, onde no primeiro temos as bases neurofisiologicas da fala, questões etiológicas, genética e conceitos essenciais da fonética e fonologia do Português que serāo fundamentais para o entendimento dos demais módulos. No segundo já começamos a falar do Atraso Motor de Fala e de toda a parte do desenvolvimento típico. No terceiro falamos da Apraxia de Fala na Infância e da Disartria. No módulo 4 vamos detalhar a avaliaçāo das crianças com TMF. No modulo 5 enfatizaremos o diagnóstico diferencial. No módulo 6 falaremos detalhadamente da intervençāo. No módulo 7 discutiremos sobre as principais co-ocorrencias e comorbidades como TEA, Sindrome de Down, Paralisia Cerebral, TDL e muito mais. E no último módulo temos a discussão de casos clínicos para ilustrar tudo o que foi discutido anteriormente no curso.

O que o aluno pode esperar ao final do curso? Como isso irá contribuir em sua área de atuação?

Atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área do curso em questão que irão refletir diretamente em sua prática profissional, melhorando a qualidade de seus atendimentos, conhecendo novos recursos e protocolos que podem auxiliá-lo em sua pratica-clínica, que irão consequentemente melhorar o aproveitamento do tempo gasto em seus planejamentos clínicos.

De que modo as pessoas que fizeram o curso podem se diferenciar no mercado de fonoaudiologia?

Os alunos terão acesso a um material prático, mas de base científica forte, embasado no que há de mais atual na área no Brasil e no mundo.

Eu posso fazer o curso em qualquer dispositivo? Celular, Computador ou Tablet?

Nossos cursos são transmitidos em uma plataforma de última tecnologia que funciona em qualquer dispositivo. Isso significa que você poderá assistir às aulas de qualquer dispositivo.