Curso Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil: Atualizações para a prática profissional de Fonoaudiólogos

Este curso tem como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento dos fonoaudiólogos a respeito das intervenções em Linguagem Oral Infantil. Para isso, coordenadores científico-pedagógicos e professores altamente qualificados foram selecionados para utilizar o que há de mais atual e com maior evidência científica na literatura de maneira simples e eficaz, permitindo que a prática baseada em evidências esteja ao alcance de todos os fonoaudiólogos.

Como vocês pediram muito, estendemos as inscrições do nosso aprimoramento em linguagem oral infantil para o dia 10/03/2022.
Porém, quem já garantiu a vaga , terá o acesso liberado dia 16/02/2022 ás 20:30 horas.

E você que se inscrever após o dia 16/02/2022 contará com uma extensão de acesso para conclusão do curso sem perder o conteúdo.
Estamos sempre pensando no melhor para nossos alunos TK !!!! 

Este curso tem como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento dos fonoaudiólogos a respeito das intervenções em Linguagem Oral Infantil. Para isso, coordenadores científico-pedagógicos e professores altamente qualificados foram selecionados para utilizar o que há de mais atual e com maior evidência científica na literatura de maneira simples e eficaz, permitindo que a prática baseada em evidências esteja ao alcance de todos os fonoaudiólogos.

>> DINÂMICA E PERCURSO

>> CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este curso é pra você se você sonha:

  • Quero ter um ganho maior
  • Quero ter acesso a um conhecimento científico que possa usar na prática
  • Quero ser melhor remunerada(o) por um preço justo dos meus atendimentos
  • Quero ser uma profissional cada vez melhor e mais atualizada
  • Quero me sustentar com a minha profissão
  • Em ter sucesso
  • Em ser reconhecida(o)
  • Em cobrar um preço justo para atender no particular

O curso será oferecido para fonoaudiólogos devidamente inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia, por isso serão solicitadas cópias digitais legíveis e de boa visualização (escaneadas ou fotos) do diploma de graduação ou certificado de conclusão do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, além de cópia e número do CRFa.

Os alunos de graduação regularmente matriculados em cursos superiores de Fonoaudiologia cursando o sétimo ou oitavo semestre (período), ou seja, no ultimo ano de graduação, também poderão participar do curso mediante apresentação de atestado de matricula contendo previsão de conclusão do curso.

  • 15x de R$ 312,00 (total: R$ 4.680,00) via boleto;
  • 12x de R$ 390,00 (total: R$ 4.680,00) via boleto ou cartão;
  • 6x de R$ 741,00 (5% de desconto, total: R$ 4.446,00) via boleto ou cartão;
  • 3x de R$ 1.404,00 (10% de desconto, total: R$ 4.212,00) via boleto ou cartão;
  • À vista R$ 3.900,00 (15% de desconto) via boleto ou transferência bancária ou cartão de crédito.

Fora de estoque

Corpo Docente

Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera

Coordenadora

Fonoaudióloga (CRFa 2–7764), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFª). Aprimoramento em Pedagogia Universitária pela USP. Mestre e Doutora em Educação e Ciências Humanas (Educação Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutora em Ensino e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Livre-Docente em Linguagem Infantil e Fluência pela USP – Campus Bauru. Professora Associada da USP – Campus Bauru.

Drª Camilla Guarnieri

Coordenadora

Fonoaudióloga (CRFa 2 – 18977), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da USP – Campus Bauru. Realizou parte de sua pesquisa de Doutorado no exterior na University of South Florida (USF), nos Estados Unidos.

Drª Andressa Guimarães do Prado Almeida

Professora

Otorrinolaringologista (CRM- SP 120.491) e mestre pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Foniatria pela Derdic/PUC- SP com título de especialista pela AMB/ABORL, Coordenadora do ambulatório de foniatria da Santa Casa de São Paulo.

Me. Thaís Rosa

Professora

Fonoaudióloga (CRFa. 2-19167) graduada em Fonoaudiologia pela UNESP-Marília, Especialista em saúde materna-infantil pela FAMEMA, Mestre e Doutoranda em Ciências pelo programa de pós-graduação em Fonoaudiologia pela USP-Bauru. Atua em clínica particular em Marília/SP nas áreas de Fala, Linguagem e Disfagia.

Me. Aline Martins

Professora

Fonoaudióloga (CRFa: 2-18520), doutoranda em saúde com ênfase em TEA pela Universidade de São Paulo(USP), formação no programa TEACCH/University of North Carolina, pós-graduanda em Fonoaudiologia para TEA pelo CBI of Miami, Certificação em Ensino Estruturado, PECS (Comunicação por Troca de Figuras), PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado)sócia-proprietária da Dynami – Centro Integrado em Autismo e professora do Curso de Pós-Graduação em Autismo da FACO.

Drª Candice Moreschi

Professora

Fonoaudióloga (CRFa - 2-11.272), graduada pela Universidade Paulista- UNIP, Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR, Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar, atua na área clínica com ênfase nos Distúrbios da Comunicação (TEA, Distúrbio Específico de Linguagem, Apraxia de Fala na Infância e Atraso no Desenvolvimento de Linguagem). Atuou em pesquisas da área de Comunicação Alternativa (nacionais e internacionais).

Drª Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Professora

Fonoaudióloga (CRFa: 2-2311), graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, mestre em Distúrbio da comunicação pela PUC-SP, doutora em Linguística e Semiótica Geral pela FFLCH-USP e livre docência em Fonoaudiologia pela Faculdade de medicina da USP. Professora associada e livre docente da FMUSP, conselheira do comitê de educação em terapia de fala e linguagem, membro do comitê de linguagem infantil e da diretoria da International Association of Logopedics and Phoniatrics.

Drª Patricia Botelho da Silva

Professora

Psicóloga (CRP- 06/118399), graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela (UPM), Doutora em Psicologia pela University of Luxembourg e Autora do Teste TENATeste de Nomeação Automática- Editora Hogrefe.

Me. Paula Caroline Lins Ribeiro Pereira

Professora

Fonoaudióloga (CRFa: 1- 13828), doutoranda em saúde com ênfase em TEA pela Universidade de São Paulo(USP), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Terapeuta DIR/Floortime Trainer´s student, Fellow e Membership Profectum/USA Childhood Apraxia of Speech Using Dynamic Tactile and Temporal Cueing (DTTC)- University of Texas/USA, Terapeuta Prompt L1- Prompt Institute/USA, Terapeuta PACT: Pediatric Autism Communication Therapy- University of Manchester/UK, certificação internacional em Integração Sensorial- USC/USA Integrated Listening Systems: iLs e SSP Advanced Provider/USA. Visual- Spatial, Auditory and Vestibular Astronaut Board Protocol- VitalLinks/USA. Idealizadora e Sócio-Diretora da Interagindo Espaço do Desenvolvimento- RJ.

Drª Renata de Lima Velloso

Professora

Fonoaudióloga (CRFa  2- 13041), Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente atua como pesquisadora do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo vinculado à Pós- Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Curso de Qualificação em Análise Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento pelo Centro Paradigma/ Ciências do Comportamento. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aos Transtornos do Espectro Autista.

Fga. Esp. Ana Maria Philipps dos Santos

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 3-10310) graduada UNIVALI-Itajaí, especialista em saúde da família pela UNIVALI- Itajaí, Terapeuta PROMPT (Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) nível avançado pelo The Istitute PROMPT. Estágio Prático no Método PROMPT- Instituto Mis Pequeños Angeles- La Rioja, Argentina, Formação no método DTTC ( Dynamic Temporal and Tactile Cueing) pela ABRAPRAXIA, Terapeuta Certificada DIR/FLOORTIME pela PROFECTUM.

Fga. Esp. Daniella de Padua Sales Brom

Professora

Fonoaudióloga (CRFa- 7989), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Goiás, pós graduada em análise do comportamento (ABA), pós graduada em Intervenção Precoce- Modelo Denver, pós graduada em Autismo- CBI of Miami, pós graduada em Fonoaudiologia Hospitalar pela Universidade São Marcos- CEAFI, certificada e Membro- HANEN, certificada ITTT- it takes to two talk - Programa HANEN, equoterapeuta formada pela ANDE BRASIL.

Me. Djalma Carmo da Silva Junior

Professor

Fonoaudiólogo (CRFa 7-11379-4) graduado pela UNIJORGE, pós graduado em Linguagem - Faculdade Novo Horizonte, Mestre em Ciências Aplicadas à Saúde - UFS, Terapeuta PROMPT E.U.A- PROMPT INSTITUTE- Nível ll, Integração Sensorial- CCIS-Chile, Conceito Neuro Evolutivo, Bobath, Capacitação Sistema de Comunicação PECS Nível ll, Capacitação em ABA- INAPEA- Brasil, Instrutor na Metodologia MIG/TREINI.

Drª Giulia Ganthous

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 2-18425), graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília, Mestre em Distúrbio da Comunicação Humana UNESP/Marília, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paula FOB/USP, Aprimoramento em alterações da Fala em todas as suas dimensões- CEFAC.

Drª Mirella Liberatore Prando

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 7-7340), especialista em Neuropsicologia pela UFRGS, certificação no Conselho Federal de Fonoaudiologia, Mestre e Doutora em Psicologia- Ênfase em Cognição Humana pela PUCRS, colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva da UFRGS. Treinamento profissional em Intervenção precoce para criança com Autismo, baseado no Modelo Denver (ESDM) pelo Instituto FAROL. Atuação profissional em transtornos do neurodesenvolvimento, em avaliação e intervenção da comunicação, linguagem oral e escrita, fala e funções neurocognitivas.

Fga. Esp. Renata Bertagnoli Donadeli

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 2- 14181)  graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, Especialista em Fluência da Fala pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Moderadora do grupo de apoio para pessoas que gaguejam da cidade de São Paulo da Associação Brasileira da gagueira e Membro da Oficina de Fluência.

Fga. Esp. Fabiana Póvoa Rabello

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 2-5087), graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade Integrada Estácio de Sá/RJ, Especialista em Motricidade Oral pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Universidade de Franca, Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Idealizadora e Fundadora da Casa da Fono, sete materiais publicados frente aos campos de atuação em linguagem oral, leitura e escrita.

Drª Tatiana Pontrelli Mecca

Professora

Psicóloga (CRP 06/93643), Mestre, Doutora com Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro do Grupo de Trabalho em Transtorno do Espectro do Autismo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Docente do Departamento de Saúde Mental e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fgo. Esp. Sergio Silvestre Borges

Professor

Fonoaudiólogo (CRFa 8-11652), graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Linguagem, autor do livro Eduarda e as letrinhas trocadas, criador do Thefono.

Fga. Esp. Renata Teixeira Vieira Brusius

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 2-19859), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, atua nas áreas de Linguagem Oral e Escrita, Processamento Auditivo Central, Aprendizagem e Motricidade Orofacial.

Drª Maria Grazia Guillen Mayer

Professora

Fonoaudióloga (CRFa 15903 2), graduada pela Universidade São Paulo-Bauru(FOB), Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, pós-doutorado em Educação pela Universidade Moura Lacerda.

Como vai ser o curso? Como ele está estruturado didaticamente?

O curso ALO: APP-Fono é um curso de aprimoramento com duração de 12 meses e dividido em 12 módulos, ou seja, um módulo por mês. O curso foi delineado de forma a ter atividades síncronas e assíncronas, todas com acompanhamento intenso dos professores de cada módulo e de um tutor capacitado a tirar dúvidas, orientar, complementar as atividades e engajar os alunos na mesma.

Sendo assim o curso consegue dar toda a flexibilidade de horário que é essencial para um EaD, além de trazer um acompanhamento intenso ao aluno em tempo real.

Todos os cursos e treinamentos serão realizados por professores capacitados dentro da área acadêmica e da prática clínica, trazendo esses conhecimentos e reflexões de teoria e prática profissional de forma atualizada e embasada na ciência.

Além disso, os cursos sempre trarão coordenadores preparados, que possuem experiência com práticas andragógicas, metodologias ativas de ensino e educação continuada de profissionais, o que permitirá que esses cursos sejam planejados para melhor aproveitamento do aluno.

A quais materiais o aluno terá acesso? (Videoaulas, apostilas, livros, etc.)

VIDEOAULAS, TEXTOS COMPLEMENTARES, E-BOOKS, plantão de dúvidas, atividades na plataforma como fóruns de discussão e webinars síncronos para concluir os módulos e sanar as dúvidas finais.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso?

O pré-requisito para o curso é ser fonoaudiólogo graduado ou estudante de Fonoaudiologia.

Quais conteúdos serão abordados dentro de cada módulo?

Como colocado no cronograma preliminar o curso é dividido em 12 módulos, onde no primeiro temos a apresentação das alterações de linguagem, suas definições características, etiologia, entre outras. No segundo já começamos a falar do planejamento da intervenção, dos princípios da mesma, das abordagens teóricas. E, do terceiro ao décimo primeiro módulo temos cada um deles explorando mais cada um dos aspectos da linguagem ou de habilidades complementares a elas sendo: linguagem receptiva, pragmática, semântica, sintaxe e morfologia, fonética e fonologia, memória e funções executivas, habilidades metalinguísticas, fluência e praxia. E no último módulo temos a discussão de casos clínicos para ilustrar tudo o que foi discutido anteriormente no curso.

O que o aluno pode esperar ao final do curso? Como isso irá contribuir em sua área de atuação?

Atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área do curso em questão que irão refletir diretamente em sua prática profissional, melhorando a qualidade de seus atendimentos, conhecendo novos recursos e protocolos que podem auxiliá-lo em sua pratica-clínica, que irão consequentemente melhorar o aproveitamento do tempo gasto em seus planejamentos clínicos.

De que modo as pessoas que fizeram o curso podem se diferenciar no mercado de fonoaudiologia?

Os alunos terão acesso a um material prático, mas de base científica forte, embasado no que há de mais atual na área no Brasil e no mundo.

Eu posso fazer o curso em qualquer dispositivo? Celular, Computador ou Tablet?

Nossos cursos são transmitidos em uma plataforma de última tecnologia que funciona em qualquer dispositivo. Isso significa que você poderá assistir às aulas de qualquer dispositivo.