5 livros que todo fonoaudiólogo que atua em voz deveria ler

Sabemos que a comunicação acontece de diferentes formas: pelo olhar, por gestos, expressões corporais, faciais e pela fala. A voz, nesse contexto, é responsável por uma porcentagem muito grande das informações contidas em uma mensagem, ela revela muitas das nossas características pessoais, nosso sentimento, nossas intenções. Voz é identidade e é por isso que cuidar dela é tão importante.

Os problemas mais comuns relacionados a voz são aqueles decorrentes do mau uso vocal, ou seja, de hábitos inadequados e da falta dos cuidados necessários que irão resultar em sintomas como a rouquidão, dor ao falar e outras inúmeras alterações na qualidade vocal causando, em alguns casos, diferentes tipos de lesões que necessitam de intervenções especializadas. Outras situações comuns nas quais a voz é prejudicada são o câncer de laringe e o refluxo gastroesofágico que causam um grande impacto na qualidade de vida das pessoas e necessitam de intervenção rápida e assertiva.  

A prevenção e o tratamento das alterações vocais são de responsabilidade do médico e do Fonoaudiólogo. Nesse contexto, o médico fará o diagnóstico e dará a conduta do caso podendo ela ser medicamentosa ou cirúrgica, enquanto o fonoaudiólogo especialista em voz fará a avaliação do comportamento vocal e definirá a conduta fonoaudiológica necessária nesse caso, orientações, aperfeiçoamento e exercícios.

Mas, para que o fonoaudiólogo possa intervir de forma adequada nesses casos é fundamental que ele esteja sempre em busca de mais conhecimento, se atualizando a cada dia! Pensando nisso, organizamos uma lista com livros considerados atemporais na área de voz e que podem ajudar muito na sua formação! Vamos conferir?

1. Comunicar para liderar

Autores: Leny Kyrillos e Mílton Jung – Editora: Contexto

Nesse livro, os autores abordam temas e aspectos relacionados à comunicação. O livro é direcionado a líderes, e apresenta caminhos para lidar com os desafios cotidianos que esse papel impõe. Contudo, pode ser um guia muito útil para qualquer pessoa que deseja se comunicar melhor no ambiente profissional, acadêmico ou mesmo, pessoal.  

Além de explicar a importância de uma boa comunicação, o livro apresenta diversas estratégias para alcançá-la. Uma mesma mensagem pode ser transmitida de diferentes formas e gerar diferentes resultados, portanto ter uma comunicação assertiva e gerar empatia mesmo ao tratar de um tema difícil é fundamental em qualquer relação seja ela profissional ou pessoal. Nesse livro, encontramos dicas relacionados à escolha das palavras, da entonação, da intensidade da voz, e, além disso, do olhar, da postura, do humor, da roupa, entre outros aspectos que fazem toda diferença!

2. Desvendando os Segredos da Voz: Músculos Intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal

Autores: Silvia Pinho, Gustavo Palacow Korn e Paulo Pontes – Editora: Revinter 

Em qualquer área da Fonoaudiologia o conhecimento da anatomia e fisiologia é imprescindível uma vez que ele irá fornecer toda a base para compreensão dos processos patológicos e sua intervenção. O enfoque central desse livro é justamente correlacionar os variados aspectos vocais com as prováveis atividades da musculatura laríngea e do trato vocal, assim como com a dinâmica respiratória, particularmente os efeitos do controle voluntário da expiração, no processo de produção vocal falada e cantada. 

O livro inicia abordando a fisiologia e suas correlações com o sistema nervoso periférico. Em seguida, descreve as estruturas laríngeas e apresenta ainda uma revisão aprofundada acerca da atividade dos músculos intrínsecos da laringe. Paralelamente e com base na fisiologia descrita, são discutidos os aspectos vocais observados durante a fala e o canto, buscando justificativas para sua produção, além das possibilidades de exercícios. É, portanto, uma obra fundamental para que busca aprofundar os conhecimentos na área da voz. 

3. Voz o livro de especialista – Volume I

Autora: Mara Behlau – Editora Revinter 

Nenhum Fonoaudiólogo que busca aprimorar seu conhecimento na área da voz pode deixar de conhecer e estudar essa obra. O primeiro volume de uma série de dois livros, “Voz – O Livro do Especialista” é uma obra com cunho particularmente educativo, organizado e pela Profa Dra Mara Behlau e elaborado com a participação de diversos profissionais na área de laringe e voz no Brasil. Esse volume aborda ao longo dos seus 5 capítulos temas como a anatomia da laringe e a fisiologia da produção vocal, conceitos de voz normal e classificação das disfonias, a avaliação da voz, as disfonias funcionais relacionadas ao uso incorreto da voz ou das inadaptações vocais e, por fim, as disfonias organofuncionais relacionadas a presença de nódulos, pólipos e o edemas, ulceras e granulomas. 

4. Voz o livro de especialista – Volume II

Autora: Mara Behlau – Editora Revinter 

O segundo volume dessa obra explora outras alterações relacionadas à voz como as disfonias congênitas, endocrinológicas, psiquiátricas, neurológicas, por refluxo gastroesofágico e por câncer de cabeça e pescoço. Condições como essas são cada dia mais frequentes e, nesse, nesse contexto, o fonoaudiólogo deve estar apto trabalhar na prevenção e na identificação dos sinais relacionados à cada um desses quadros para fazer o adequado encaminhamento e atuar de modo a minimizar o impacto e propiciar um melhor prognóstico. Além disso, o livro oferece ainda um panorama sobre a intervenção fonoaudiológica nas vozes profissionais e um amplo capítulo sobre aperfeiçoamento vocal e tratamento fonoaudiológico das disfonias.

5. Vocology: The Science and Practice of Voice Habilitation 

Autor: Igon R. Titze e Katherine Verdoline Abbott – Editora: Paperback 

Essa obra é destinada à profissionais que desejam aprofundar seu conhecimento acerca do comportamento vocal e não se restringe somente ao profissional Fonoaudiólogo. No livro, podemos encontrar toda a teoria e prática do cuidado com a voz, incluindo, aspectos da avaliação, do diagnóstico e da intervenção sobre a perspectiva de habilitação da voz. Esse olhar para o cuidado com a voz representa mais do que repará-la ou trazê-la de volta ao estado normal. No livro, os autores abordam os processos de construção e fortalecimento vocal para atender a necessidades específicas combinando conhecimentos da fonoaudiologia, canto, artes cênicas e da otorrinolaringologia. 

Gostaram? Então que tal conhecer nosso webinar gratuito “Raciocínio clínico na anamnese e avaliação vocal”? Acesse aqui e garanta a sua vaga!

Espero vocês no Webinar!

Fga. Dra. Paula Belini Baravieira Arruda

CRFa 2-17508

Deixe um comentário

Rolar para cima