Formou na faculdade? Descubra como iniciar um aprimoramento em fonoaudiologia

Não é segredo para ninguém, que a busca por conhecimento não termina com a formatura. Para se destacar, os profissionais precisam estar sempre atualizados e, de preferência, buscar se especializar na área com a qual tenha maior afinidade.

O aprimoramento é uma modalidade de ensino que visa o desenvolvimento de habilidades relacionadas à formação de base do profissional que busca se especializar. Assim como, um Fonoaudiólogo, poderia buscar um aprimoramento na sua área de interesse.

Mas por onde começar? Nesse texto vamos descobrir como iniciar um aprimoramento em Fonoaudiologia, e saber escolher o melhor curso conforme as possibilidades de atuação.

Qual é o perfil do profissional de Fonoaudiologia?

 A Fonoaudiologia é uma profissão em crescimento. Cada vez mais, tem se falado a respeito da importância da atuação do fonoaudiólogo nas mais diferentes áreas e com os mais diferentes perfis de população.

É o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção nos mais diversos casos que envolvam alterações em funções relacionadas à comunicação como: fala, linguagem, voz, audição e deglutição.

Trata-se de uma atuação muito abrangente o que permite que esse profissional esteja inserido em diversos contextos, atuando com crianças, adultos e idosos e, sem a menor dúvida, contribuindo com a qualidade de vida dessas pessoas de formas diversas!

Hospitais, maternidades, UTIs, ambulatórios, clínicas privadas, serviços públicos de saúde, escolas, empresas, são alguns dos locais nos quais o fonoaudiólogo pode exercer sua profissão a depender da sua área de atuação.

Quais são as áreas de atuação da Fonoaudiologia?

Para entender melhor a respeito de todas essas possibilidades, trouxemos aqui algumas das principais áreas de atuação na Fonoaudiologia.

Audiologia

Na área da audiologia, o objetivo do fonoaudiólogo é garantir a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo por meio da otimização de suas habilidades auditivas.

Nessa área, o profissional pode, por exemplo, fazer avaliação auditiva a partir de exames específicos ou atuar na intervenção com aquelas pessoas que, por alguma razão, apresentam algum tipo de perda ou disfunção auditiva.

Esse trabalho pode ser realizado com bebês, crianças, adultos e idosos sendo desenvolvido em maternidades, clínicas especializadas ou ainda empresas que ofereçam risco à audição dos seus trabalhadores por excesso de ruído.

Viu só quantas possibilidades em uma única área? E não acaba por aqui!

Linguagem

Outra área de atuação muito conhecida é a linguagem. O Fonoaudiólogo que optar por essa área, também vai ter a possibilidade de trabalhar com qualquer faixa etária em diferentes situações.

Crianças que demoram a falar ou falam errado, crianças com outros diagnósticos, como o Autismo ou síndromes que prejudiquem a comunicação, adultos e idosos que deixaram de se comunicar adequadamente em decorrência de tumores ou AVC, além das dificuldades resultantes do processo natural de envelhecimento, vão precisar de um Fonoaudiólogo especialista em linguagem.

Atualmente, tem se observado um crescimento exponencial na busca por profissionais especializados nessa área e possam oferecer um tratamento de qualidade. Então, se você se identifica com essa área, fique atento às oportunidades de aprimoramento!

Fala

Assim como na linguagem, as possibilidades de atuação nessa área são inúmeras e, mais especificamente no caso de crianças, é essencial a atuação nos Transtornos Motores de Fala (TMFs).

Além dos TMFs, a área da fluência tem recebido muito destaque. O papel do fonoaudiólogo na atuação com pessoas que gaguejam tem sido valorizado, pela possibilidade de contribuir, e muito, com a qualidade de vida de todos os envolvidos.

 Motricidade Oral

Nessa especialidade se desenvolve o trabalho com as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial entre outras possibilidades. 

E, nós devemos concordar que muitas pessoas podem apresentar disfunções nessas áreas, seja por questões ortodônticas ou outras situações como traumas ou lesões neurológicas.

Voz

Para fechar algumas das principais áreas de atuação do fonoaudiólogo, a área da voz também tem diversas possibilidades de atuação. Seja qual for o problema com a voz, o fonoaudiólogo, deve fazer parte da equipe que irá diagnosticar e cuidar.

Conte com a TK para aprimorar sua carreira!

Se você ficou animado para procurar o aprimoramento que melhor se encaixe à sua área preferida de atuação, chegou a hora de conhecer quais possibilidades aqui na TK!

A TK é uma empresa educacional criada para oferecer cursos e treinamentos a distância, com um catálogo de aprimoramentos voltados para a área da saúde e educação. A maior preocupação da TK é partir de uma base teórica e científica que forneça subsídios para a prática profissional.

Conta também, com uma equipe altamente qualificada e especializada, com experiência prática e científica nas áreas dos cursos oferecidos. Você sabia que a TK oferece cursos de aprimoramento para fonoaudiólogos nas áreas de linguagem e transtornos motores de fala? 

O Aprimoramento em Intervenção em Linguagem Oral Infantil tem uma carga horária de 120 horas e duração de 12 meses. É destinado a fonoaudiólogos que querem atualizar e aprofundar seus conhecimentos relacionados à:

  • Alterações específicas da linguagem;
  • Desenvolvimento típico da linguagem receptiva/compreensão e expressiva;
  • Estratégias interventivas e muito mais.

Já o Aprimoramento e Transtornos Motores de Fala, FALA-TK, também destinados aos fonoaudiólogos, tem carga horária de 180 horas e duração de 18 meses. 

Apresenta um conteúdo aprofundado e pretende preparar o fonoaudiólogo para o atendimento de crianças com TMF — como apraxia de fala na infância, atraso motor de fala e disartria — considerando a avaliação, diagnóstico e intervenção. 

Todos os cursos da TK são oferecidos na modalidade EAD, ou seja, você tem acesso a conteúdos de muita qualidade, preparados e ministrados por professores com muita experiência acadêmica e prática.Ficou mais fácil escolher o aprimoramento ideal para você? Conheça os cursos da TK, acesse: https://tk-ead.com.br/loja/!

Deixe um comentário