Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem da criança. Há muitas maneiras de estimular esse desenvolvimento com atividades, brincadeiras, gestos, entre outras.
Essa estimulação não apenas os ajudarão a adquirir suas primeiras palavras, mas também facilitarão algo tão importante no ser humano quanto a comunicação.
Neste artigo você encontrará as etapas pelas quais as crianças passam no processo de aquisição da linguagem, além de dicas para estimular o desenvolvimento da fala e linguagem do seu filho. Vamos conhecer?
Etapas do desenvolvimento da linguagem da criança
Cada criança tem suas particularidades, mas, em geral, há etapas semelhantes a serem cumpridas de acordo com a idade e desenvolvimento cognitivo, conforme exemplificaremos a seguir.
0 a 12 meses
- Esse é o estágio “pré-linguístico”. A criança não usa palavras, é um estágio preparatório da linguagem como a conhecemos;
- a criança se comunica com as pessoas. Chora se está com fome, com frio ou se a fralda precisa ser trocada. Também sorri socialmente, vocaliza e grita para exigir que seja atendida;
- é hora do choro diferenciado. A mãe é capaz de entender cada uma das suas mensagens. Ela sabe se o choro é por causa da fome ou do frio, já que em cada caso existem nuances diferentes;
- a criança brinca com os sons. Com o passar dos meses, ela aprende a pronunciar vogais e algumas consoantes, como “papapa”, “mamama” e “padada”;
- no final dessa etapa a criança participa do diálogo e pode repetir e produzir algumas palavras simples como “mimi” e “papa”.
12 a 24 meses
- Nesse período, a criança entende as ordens e as cumpre;
- é capaz de usar palavras simples. Geralmente, são substantivos que se referem a objetos conhecidos;
- aponta figuras ou objetos nomeados pelos pais e faz pequenas intervenções a respeito de uma história curta que esteja escutando;
- reconhece o próprio nome e apelido, respondendo quando é chamada;
- há crianças que chegam ao final desse período com um domínio muito bom de vocabulário e estruturas linguísticas. Essa evolução depende, em grande parte, do estímulo que ela recebe das pessoas ao seu redor.
2 a 6 anos
- Nessa fase a criança irá combinar palavras em frases simples, além de se tornar cada vez mais complexas e melhor estruturadas até chegar a narrativa com maior organização;
- até os 6 anos, a criança ainda pode apresentar alguns problemas na produção de grupos consonantais, como em “prato” – “pato”;
- o nível de compreensão também se desenvolve, além disso, a criança inicia e mantém a conversação por muitos turnos, com vários interlocutores, sobre temas abstratos.
Você sabia que pode colaborar – e muito – com o desenvolvimento da linguagem do seu filho?
Pois é, a participação da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver sua fala.
Veja abaixo 10 dicas que podem ajudar você a estimular a linguagem e fala do seu filho.
1. Converse com a criança
É muito importante conversar bastante com a criança, desde o nascimento. Por isso, aproveite os momentos como a hora do banho, de vestir, das refeições, brincadeiras e passeios para estimulá-la, dizendo o nome e as funções ou qualidades dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos.
2. Fique na mesma altura
Ao conversar com a criança, procure ficar sempre na mesma altura e olhe para ela.
3. Seja objetivo
Com crianças menores, utilize palavras simples e frases curtas.
4. Pronuncie as palavras corretamente
Fale corretamente, usando boa articulação e entonação. Evite falar de forma infantilizada, utilizando diminutivos, ou pedir para que ela repita palavras.
5. Dê à criança a oportunidade de falar
Não atenda prontamente quando ela tentar se comunicar por meio de gestos, mesmo que você saiba o que ela deseja. Você pode perguntar, por exemplo, se ela quer água e aguarde até que ela responda.
6. Reforce a fala
Reforce, de forma positiva, qualquer tentativa de fala da criança, mesmo que a palavra seja produzida de forma incorreta.
7. Corrija
Quando a palavra for produzida de forma incorreta, devolva a criança de maneira correta, por exemplo, a criança pede “neca” você pode responder “você quer a boneca?”.
8. Dê espaço
Não fale o tempo todo com a criança, deixe espaço na conversa para que ela tenha oportunidade de responder à sua maneira.
9. Estimule de diversas maneiras
Conte histórias, cante músicas, leia livros, explore os objetos e sons do ambiente. A criança aprende e desenvolve as habilidades de fala e linguagem a partir dos estímulos e modelos que recebe desde o nascimento.
10. Procure um fonoaudiólogo
Quando tiver dúvidas quanto ao desenvolvimento da linguagem e fala da criança, não hesite em procurar um fonoaudiólogo. Não se deixe levar pela crença de que a criança amadurecerá e com o tempo aprenderá a se comunicar melhor. Muitas crianças podem precisar de ajuda nesse processo e quanto antes iniciar o processo de terapia direcionada ao desenvolvimento de linguagem, melhor e mais rápidos serão os resultados, evitando que essa dificuldade possa atrapalhar a aquisição de leitura e escrita, por exemplo.
Fonoaudiologia: como ela pode ajudar o meu filho?
Muita gente acredita que os fonoaudiólogos trabalham apenas com crianças que “falam errado”.
Embora isso seja comum, na prática clínica, o profissional pode fazer a diferença em muitas situações que vão desde o atraso de fala e linguagem, até:
- dificuldades de leitura e escrita;
- gagueira;
- autismo;
- síndromes;
- malformações craniofaciais;
- paralisia cerebral;
- dentre outras.
É importante ressaltar que o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico e intervenção nos transtornos de fala e linguagem. Portanto, ele ajuda a pessoa a encontrar e utilizar a melhor maneira de se comunicar de forma funcional.
A comunicação pode ser efetiva de diferentes formas, sendo assim, além da linguagem falada, o fonoaudiólogo poderá lançar mão de outros recursos, como a comunicação alternativa.
Curso de Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil
Esse curso tem como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento dos fonoaudiólogos a respeito das intervenções em Linguagem Oral Infantil.
O curso foi delineado de forma a ter atividades síncronas e assíncronas, todas com acompanhamento intenso dos professores de cada módulo e de um tutor capacitado a tirar dúvidas, orientar, complementar as atividades e engajar a participação dos alunos.
O aprimoramento é dividido em 12 módulos, sendo que cada módulo tem duração de um mês e carga horária de 10 horas. Todos eles são compostos por videoaulas, materiais complementares, fóruns de discussão e outras atividades.
Informações adicionais podem ser encontradas no site www.tkead.com.br. Caso haja dúvidas ou sugestões, favor entrar em contato pelo e-mail: contato@tk-ead.com.br ou pelo WhatsApp: (14) 98199-4445
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