Como obter o título de especialista em Fonoaudiologia?

Confira a importância de se especializar na área de Fonoaudiologia e as principais tendências desse mercado.

Na Fonoaudiologia, o Título de Especialista é uma certificação de qualificação profissional concedida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª) em áreas do conhecimento reconhecidas.

Atualmente, as 11 áreas de especialidade, reconhecidas pelo CFFa para concessão de Título de Especialista, são: Audiologia, Disfagia, Fluência, Gerontologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz, Saúde Coletiva.

Especialidade é uma área particular do conhecimento, desempenhada por profissional qualificado a executar procedimentos específicos dentro de um determinado campo e que exige domínio próprio, aprofundado e aperfeiçoamento contínuo.

Em algumas áreas profissionais, há a necessidade de que as Sociedades Científicas específicas validem o Título de Especialista. Na Fonoaudiologia, somente para as especialidades de Gerontologia e Neuropsicologia os profissionais precisam realizar uma prova nas Sociedades Científicas de cada especialidade.

Nas outras especialidades, o fonoaudiólogo pode requerer o Título de Especialista ao próprio CFFa.

O título de especialista terá validade de 5 (cinco) anos, a contar da respectiva anotação na carteira profissional, devendo ser renovado por igual período, nos termos de Resolução específica do CFFa (Resolução CFFa nº454/2014)  sob pena de perda do direito de uso e divulgação do título. Isso foi feito com intuito de valorizar o conhecimento específico do profissional e estimulá-lo a continuar se aperfeiçoando.

Um fonoaudiólogo pode obter tantos Títulos de Especialistas quantos desejar, desde que apto a tal. Mas quais são os critérios para se requerer e obter um Título de Especialista em determinada área da Fonoaudiologia?                    

As normas e critérios para obtenção e renovação do título de especialista estão regulamentadas na Resolução CFFa n. 454, de 17 de setembro de 2014, em especial nos anexos I e II. Tal resolução está disponível no site do CFFa – que indicamos ao final desse texto para você!

Primeiramente, o fonoaudiólogo deve requerer a Ficha de Pontuação. Para isso, deve entrar em contato com Ivanir Ap. Franco Lobato Araujo, através do email ivanir.secretaria@fonoaudiologia.org.br ou  pelo fone (61) 33215081.

Depois de obter e preencher a Ficha de Pontuação, para obtenção ou renovação do Título de Especialista, além da cópia autenticada de documentos comprobatórios, o fonoaudiólogo deve enviar também:

  • Requerimento devidamente preenchido, sem rasuras, datado e assinado;
  • Cópia autenticada do diploma de Graduação em Fonoaudiologia;
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia de comprovante de endereço;
  • Declaração de regularidade do seu Conselho Regional de Fonoaudiologia;
  • Carteira profissional do Fonoaudiólogo, azul de capa dura;
  • Cópia autenticada da cédula de identidade profissional.

Para ter direito ao Título de Especialista, o fonoaudiólogo deverá atingir um total de, no mínimo, 100 pontos, observando os critérios contidos na Resolução citada. Já para ter direito a renovação do Título de Especialista, o fonoaudiólogo deverá atingir um total de, no mínimo, 50 pontos, observando os mesmos critérios.

Serão considerados, para efeito de pontuação para concessão e renovação do título de especialista, os cursos de especialização, aprimoramento, extensão, cursos, workshops e oficinas de curta duração, entre outros (verificar anexos I e II da resolução citada),  tanto na modalidade presencial, quanto à distância, desde que obedeçam os critérios estipulados pela CFFa e comprovados devidamente pelo fonoaudiólogo que está requerendo o título.

Sobre cursos de Aprimoramento, são válidos e contam na pontuação de 100 pontos que o fonoaudiólogo tem que comprovar para obtenção do título de especialista, cursos com duração mínima de 120 horas na área da especialidade pretendida.

Deve ser apresentado o certificado de conclusão de curso e histórico que indique a relação com a área de especialidade da Fonoaudiologia em que se pretende obter o título de especialista, expedido pela instituição que ofereceu o curso em papel timbrado, assinado pelo responsável, com a carga horária e a data do documento. Cada curso que obedeça a esses critérios vale 20 pontos e o fonoaudiólogo pode juntar, nessa modalidade, até 60 pontos.

Agora, se o fonoaudiólogo for requerer a renovação do título de especialista, cada curso – na modalidade de Aprimoramento – vale 2 pontos por 20 horas de curso, sendo que um curso de 120 horas valerá 12 pontos dos 50 pontos que o fonoaudiólogo tem que comprovar para renovar seu título. Para renovação, não há limite de pontos, isto é, o fonoaudiólogo pode apresentar quantos cursos de aprimoramento puder comprovar.

Conheça alguns cursos

Depois de entender quais são os critérios para se requerer e obter um Título de Especialista, podemos citar alguns do cursos e especializações que hoje estão em alta. Confira!

Aprimoramento em Linguagem Oral Infantil

Este curso tem por finalidade aprimorar o conhecimento dos fonoaudiólogos em relação a intervenções em Linguagem Oral Infantil. A partir das técnicas e estudos empregados, espera-se que o profissional saiba diagnosticar e tratar problemas ligados a fala, que tem como causa deficiência intelectual, apraxias de fala, autismo etc..

Curso de Extensão – Intervenção em Memória e Funções Executivas

Todo bom fonoaudiólogo deve ter condições de realizar uma boa intervenção fonoaudiológica nos aspectos da memória e das funções executivas de linguagem para crianças com alterações de Linguagem Oral. Neste curso, você poderá trabalhar todos as interfaces que envolvem esse tipo de abordagem.

Curso de Extensão – Alterações da Linguagem na Infância

O curso de alterações de linguagem na infância trata dos tópicos mais importantes relacionados a este assuntos, sendo eles:

  • Diferenças entre comunicação, fala e linguagem;
  • Alterações específicas da linguagem:
    – Atraso de Linguagem – AL.
    – Distúrbio Específico de Linguagem – DEL.
    – Distúrbio Fonológico – DF.
  • Outros quadros associados às alterações de linguagem;
  • Teorias e etiologias sobre as alterações de linguagem.

Se prepare para solicitar o título de especialista agora mesmo

Em um mercado cada vez mais competitivo, cabe ao profissional da fonoaudiologia buscar uma qualificação cada vez mais apurada em busca de obter um diferencial em relação aos concorrentes. Podemos dizer com alguma segurança que quem não investe em sua própria formação está longe de ocupar as posições de destaque.

Ao mesmo tempo, não é válido apostar em qualquer curso ou formação. É preciso optar por uma instituição de excelência, que possa entregar valor naquilo que se propõe a ensinar. Nesse cenário, a TechKnowlodge Cursos e Treinamentos EaD se destaca.

Com cursos de pequena, média e longo duração sobre os temas mais pertinentes na área de fonoaudiologia, temos muito a acrescentar em seu currículo. Entre em nosso site e confira quais são as especificações técnicas de cada curso, nosso preços e condições de pagamento para começar a se especializar nas áreas de seu interesse.

Por fim, vemos que o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) tem trabalhado para valorizar cada vez mais o conhecimento do profissional e sua especialização em áreas reconhecidas pelo órgão. É importante ressaltar que os Títulos de Especialista são sempre valorizados no mercado de Trabalho, além de contar na pontuação para concursos públicos e valorizar seu trabalho perante seus colegas de profissão e sua clientela.

Venha então conhecer no que a TK pode te ajudar para você obter seu Título de Especialista em Fonoaudiologia.

Fontes:

http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/10/cffa-define-novas-regras-para-obtencao-de-titulo-de-especialista/

Resolução CFFa nº454/2014, Conselho Federal de Fonoaudiologia, site www.fonoaudiologia.org.br


Deixe um comentário

Confira a importância de se especializar na área de Fonoaudiologia e as principais tendências desse mercado.