Aprimoramento para Fonoaudiólogos: como realizar os cursos da TK

Ter uma especialização faz com que o profissional tenha mais autonomia e reconhecimento em sua profissão, os títulos de especialização são sempre reconhecidos pelo mercado de trabalho.

A especialização na área de fonoaudiologia permite que os profissionais consigam resolver casos de pacientes com problemas mais complexos, além de mostrar a expertise e direcionar a demanda clínica adequada.

Mesmo que você tenha uma especialização é necessário se atualizar de tempos em tempos, já que em todo momento aparece novas tendências e novidades no que se diz respeito aos conhecimentos científicos que embasam práticas profissionais. Atualizar seus conhecimentos na sua área além de trazer benefícios para os seus pacientes, também traz para a sua carreira, pois, te coloca numa posição de vantagem em comparação com outros profissionais.

E para te ajudar nessa busca por mais conhecimento a TK possui cursos e treinamentos EAD nas áreas de saúde e educação.

Por que escolher os cursos a TK?

A TK é uma instituição criada com o objetivo de oferecer cursos e treinamentos a distância, com um catálogo de aprimoramentos voltados para a área da saúde e educação.

Tendo a preocupação de utilizar como base teórica de seus cursos, o que há de mais recente e com maior evidência científica. Além disso, conta com uma equipe altamente qualificada e busca aplicar seus conhecimentos científicos com práticas baseadas em evidências, para que seus alunos continuem se aprimorando e fazendo a diferença.

Diferenciais da TK

A TK possui diversos diferenciais para quem deseja fazer um aprimoramento em fonoaudiologia, como:

  • Cursos interativos
  • Plataforma intuitiva
  • Docentes altamente qualificados
  • Cursos com aplicação prática

Motivos para fazer o curso de Aprimoramento em Intervenção em Linguagem Oral Infantil

Conheça alguns dos motivos para fazer seu aprimoramento na área:

O curso de aprimoramento da TK é uma oportunidade única para os profissionais que querem atualizar e aprofundar seus conhecimentos a respeito das intervenções em Linguagem Oral Infantil. Como:

  • Alterações específicas da linguagem
  • Desenvolvimento típico da linguagem receptiva / compreensão
  • Estratégias interventivas e muito mais.

O curso e suas vantagens

Atualmente os interessados podem contar com o curso de Aprimoramento em

Linguagem Oral Infantil: Atualizações para a prática profissional de Fonoaudiólogos, que tem como objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento desses profissionais a respeito das intervenções em linguagem oral infantil.

A metodologia de ensino juntamente com a modalidade ofertada é uma das vantagens desse curso. Ele possibilita aos alunos estudar no horário e local que achar mais adequados, utilizando o que há de mais atual e com maior evidência científica na literatura de maneira simples e eficaz. Além disso, o curso conta com coordenadores científico-pedagógicos e professores altamente qualificados.

Como funciona o curso

O curso de Aprimoramento para Fonoaudiólogos possui uma carga horária de 120h, com duração de 12 meses, e é disponibilizado na modalidade EAD. O mesmo é dividido em 12 módulos, sendo que cada módulo tem duração de um mês e carga-horária de 10h. Eles são compostos de videoaulas, materiais complementares, fóruns de discussão e outras atividades.

Confira o conteúdo programático do curso:

Módulo 1: Alterações da Linguagem na Infância

  • O que é Comunicação, Fala e Linguagem?
  • Alterações específicas da linguagem: Atraso de Linguagem – AL; Distúrbio Específico de Linguagem – DEL; Distúrbio Fonológico – DF.
  • Outros quadros associados às alterações de linguagem.
  • Teorias e etiologias sobre as alterações de linguagem.

Módulo 2: Planejamento da Intervenção em Linguagem Infantil

  • O que é uma boa intervenção?
  • Fatores que influenciam no planejamento interventivo.
  • Abordagens interventivas.
  • Como realizar um planejamento interventivo?

Módulo 3: Intervenção nos aspectos da compreensão de linguagem

  • Como a compreensão de linguagem se encontra nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da linguagem receptiva / compreensão.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 4: Intervenção em Memória e Funções Executivas

  • Como a memória e as funções executivas se encontram nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da memória e das funções executivas.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 5: Intervenção em Pragmática

  • Como a pragmática se encontra nas alterações específicas de linguagem? Desenvolvimento típico da pragmática.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 6: Intervenção em Semântica

  • Como a semântica se encontra nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da semântica.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 7: Intervenção em Sintaxe

  • Como a sintaxe se encontra nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da sintaxe.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 8: Intervenção em Fonologia

  • Como a fonologia se encontra nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da fonologia.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 9: Intervenção em Metalinguagem

  • Como a metalinguagem se encontra nas alterações específicas de linguagem? Desenvolvimento típico da metalinguagem.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 10: Intervenção nas Praxias Orais e de Fala

  • Como as praxias orais e de fala se encontram nas alterações específicas de linguagem? Desenvolvimento típico das praxias orais e de fala.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas

Módulo 11: Intervenção em Fluência de Fala

  • Como a fluência se encontra nas alterações específicas de linguagem?
  • Desenvolvimento típico da fluência.
  • Avaliando para intervir.
  • Princípios da intervenção.
  • Estratégias interventivas.

Módulo 12: Casos Clínicos em Intervenção na Linguagem Oral Infantil

  • Retomando os principais tópicos abordados durante o curso.
  • Como tais tópicos podem ser aplicados na prática clínica.
  • Discussão de casos clínicos.

Possibilidade de fazer módulos avulsos

O aluno pode optar por fazer os módulos que apenas têm interesse, adquirindo quantos módulos desejar, e como os módulos são independentes eles podem ser feitos dessa maneira. A certificação para essa opção será dada para o módulo específico que o aluno cursar e não para o curso todo.

Corpo docente

O corpo docente do curso é formado por professores na sua maioria mestres e doutores, que possuem experiência comprovada no exercício da profissão de fonoaudiologia. Confira:

  • Drª Ana Paola Nicolielo-Carrilho: Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Especialista em Neuroeducação pelo CEFAC. Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da USP – Campus Bauru. Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de São Paulo da USP – Campus São Paulo.
  • Me. Camilla Guarnieri: Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Mestre e Doutoranda em Fonoaudiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da USP – Campus Bauru. Atualmente está realizando parte de sua pesquisa de Doutorado no exterior na University of South Florida (USF), nos Estados Unidos.
  • Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera: Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFª). Aprimoramento em Pedagogia Universitária pela USP. Mestre e Doutora em Educação e Ciências Humanas (Educação Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutora em Ensino e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Livre-Docente em Linguagem Infantil e Fluência pela USP – Campus Bauru. Professora Associada da USP – Campus Bauru.
  • Drª Thais Freire: Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru). Especialista em Linguagem pelo CRFª. Mestre e Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da USP – Campus Bauru. Fonoaudióloga na Clínica Naren, na cidade de Bauru-SP. Membro do Instituto Paulina Raphael da APAE – Bauru, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escrita e Leitura (GREPEL-CNPq) da USP – Campus Bauru.
  • Me. Thaís Rosa: Fonoaudióloga Mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação (FOB/USP 2017-2019) / Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil – Faculdade de Medicina de Marília (2016) / Graduada em Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília (2014).

Gostou de descobrir sobre o aprimoramento em fonoaudiologia e como realizar os cursos da TK? Então, para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (14) 98199-4445 da TechKnowledge!

Deixe um comentário