6 Livros para você aprofundar seus conhecimentos sobre a Fluência da Fala

A fala é uma habilidade muito complexa, ela se inicia no sistema nervoso central, é conduzida pelo sistema nervoso periférico, e resulta em uma série de movimentações controladas, e coordenadas, de alguns músculos. O encadeamento da fala é a sequência correta dos sons que são produzidos, o que forma sílabas, e dessa forma, consequentemente palavras e sentenças, praticamente sem oscilações.

E para que tudo isso ocorra, é necessário da pessoa que está falando uma série de coordenações e condições orgânicas, emocionais, ambientais, para que dessa forma, ele consiga usar a comunicação oral de maneira correta, levando em conta o contexto em que está inserido, e seus objetivos comunicativos.

Além de tudo isso, para produzir a fala, também é necessário a linguagem. Para que a pessoa que está tentando se comunicar fale com sentido adequado, é necessário também a habilidade de recuperar da memória palavras com sentido apropriado, e isso leva tempo.

Portanto, para falar são necessários diversas movimentações coordenadas no nosso corpo, e temos algumas alterações que atrapalham essa movimentação tão coordenada, como as disfluências da fala; para que um fonoaudiólogo possa intervir de maneira adequada, ele tem que estar preparado e conhecer sobre a Fluência da Fala, se atualizando sempre! Pensando nisso, nós pedimos que alguns especialistas na área indicassem algumas leituras essenciais para quem quer se aprofundar no assunto. Vamos conferir?


1. Gagueira Infantil

Autora: Cláudia Furquim de Andrade – Editora: PróFono

A autora é uma excelente é pesquisadora da área na Universidade de São Paulo (USP) e é referência no assunto. No livro temos o Protocolo de Risco para a Gagueira, que ainda é pouco usado pelos fonoaudiólogos clínicos, esse protocolo acaba facilitando a identificação e a intervenção precoce nos casos de Gagueira Infantil.

Quem indicou: Fga. Dra. Simone Lopes-Herrera – Coordenadora do FLUA – Aprimoramento em Fluência da Fala e docente na área de Fluência na USP – Campus Bauru

Livro disponível na PróFono.


2. Adolescentes e Adultos com Gagueira: Fundamentos e Aplicações Clínicas

Autora: Cláudia Furquim de Andrade – Editora: PróFono

Também de autoria da Dra Cláudia Furquim e editoraçāo da Pró-Fono, trazemos um livro focado em adolescentes e adultos. As informações sobre adolescentes contidas nele sāo muito relevantes, onde a autora orienta bastante sobre bullying e também fornecendo folhetos informativos.

Quem indicou: Fga. Esp. Renata Donadelli – Vice-Coordenadora do FLUA, especialista em Fluência pelo CFFa e idealizadora das redes sociais @renatadonadelifono e @fonoloja.

Livro disponível na PróFono.


3. Autoterapia Para a Gagueira

Autor: Malcom Fraser – Editora: Stuttering Foundation

É um livro importante tanto para pessoas que gaguejam, como para aqueles que as atendem, não sendo um livro que ensine a pessoa a “se dar terapia”, e sim, entender a gagueira em si; é essencial que a pessoa que gagueja procure avaliação e terapia fonoaudiológica, porém o livro da outra visão sobre essa disfluência. Ele ressalta que a mente atrapalha muito quem gagueja, porém, quanto mais ele entende e compreende a gagueira, melhor ficam os resultados.

Quem indicou: Daniel Barbosa – Cineasta e Produtor do Documentário “ A voz do gago”.

Download GRATUÍTO no site da The Stuttering Foundation.


4. Tratamento da Gagueira na Criança

Autora: Regina Jakubovickz | Fernanda Tavares Basbaum – Editora: Revinter

O livro trata de forma bem didática as diferentes técnicas que podem ser utilizadas em terapia fonoaudiológica com as crianças que gaguejam. O livro conta com bastante prática, com sugestões de exercícios, e até figuras.

Quem indicou: Fga. Me. Lilian Vilela – Professora do FLUA e especialista em Fluência pelo CFFa.

Livro disponível na Thieme Revinter.

 


5. Tratado da Foniatria

Autora: Mariana Lopes Fávero e Sulene Pirana – Editora: Thieme Revinter

O livro reúne diferentes temáticas sobre Linguageme Fala, incluindo Disfluências e algumas outras condições. A leitura é bem fácil, e bastante elucidativa. Existem alguns capítulos do livro escritos por fonoaudiólogos, e por isso, conta com temas atualizadíssimos, como Neurociências em Linguagem e Praxias.

Quem indicou: Me. Andressa Almeida – Médica Foniatra, Professora do FLUA e Coordenadora do ambulatório de foniatria da Santa Casa de São Paulo.

Livro disponível na Thieme Revinter.

 


6. Um Distúrbio de Fluência

Autora: Eliana Maria Nigro Rocha – Editora: Santos

O livro conta com um olhar diferente sobre o tema onde traz também a visão de pessoas que gaguejam. Além disso, cont com uma boa diversidade de autores e diferentes linhas teóricas sobre a Fluência da Fala. O livro é importante para quem quer ter uma visão geral sobre o assunto, entendendo diversos aspectos técnicos da Fluência de Fala.

Quem indicou: Fga. Dra. Camilla Guarnieri – Professora do FLUA e Coordenadora Cientifico-pedagógica na TK.

Livro disponível na Booktoy.


Gostou dessas dicas e quer ficar por dentro de mais dicas e novidades? Então curta as nossas páginas no Facebook e no Instagram (por links)! Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Vem conhecer nosso aprimoramento em Fluência da Fala, o FLUA!

Deixe uma resposta